sábado, 11 de outubro de 2008

Sociedade em sobressalto!!


Pensar uma sociedade contemporânea é retratar-la de vários aspectos, e um destes é violência. As comunidades vivem sobre efeito de sobressalto, com tanta violência de forma explicita e assustadora.

Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.

Quando fazemos uma análise de recortes da sociedade e tentamos nos aprofundar nesses recortes, vemos como a violência, o capitalismo e a exclusão estão diretamente ligados.
Vivemos em tempos onde a valorização do consumo é algo expresso na sociedade, onde mesmo quando tentamos analisar e nos distanciar deste padrão. Como diria Platão temos que nos desprender dos grilhôes que nos ligam ao mundo das sombras! Mas depois me tratarei com mais detalhes sobre esses temas.

É de grande valia agora, comentar como os individuos tem vivido de forma sobressaltada, com tamanha violência que nos asola e nos oprime em meio ao dia a dia sufocado pelo ativismo. As nossas tarefas não podem parar, enquanto temos vontade de nunca sair de casa por causa do medo que nos rodeia nas ruas, e que ao menos sabemos de onde vem. A VIOLÊNCIA PODE ESTAR MORANDO AO LADO! Hoje nem podemos confiar de forma fidedigna nas pessoas, com o temor da perversão que pode ser expressa em meio as suas atitudes. A perversão causa de noticiarios e críticas de Bocão e Datena. ESTAMOS VIVENDO O SOBRESSALTO!. Medos constantes nos rodeiam, será que seremos atingidos pelas milicias, ou mesmo pelo tráfico de drogas ?

ONDE VAMOS PARAR COM TANTA PERVERSÃO, nem Freud explica tantos fatores culturais e psiquicos para esses comportamentos generalizados!

Um comentário:

Almerson Passos disse...

Pois é rei, hoje não podemos nem ser ... De certo o que passamos hoje é uma consequencia do que foi plantado por nós mesmos tempos atrás...
Gostei, é isso aí!
Abraço