quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CULTURA X PROTESTANTISMO

Quando percebemos a sociedade em que vivemos, percebemos que algo que forma a opinião e o caráter das pessoas é a cultura e a religião (nesse caso estarei falando do protestantismo, pois faço parte dessa comunidade). A cultura é algo inerente a sociedade, a partir do momento em que o indivíduo nasce ele irá receber valores da cultura e irá mudar esses valores com a sua própria vida. A cultura é uma estrutura altamente dinâmica, onde a construção de seus valores estão entrelaçadas as relações sociais dos indivíduos e aos seus valores pessoais construídos através da relação familiar, educacional, mídia, amigos e tantas outras relações que cercam as pessoas. Esses valores que vão sendo aprendidos com o passar dos anos, trazem uma construção histórica como uma “mala” da cultura.

Falaremos um pouco sobre o protestantismo agora. Quando nos referimos a “cultura” religiosa, ela também traz valores altamente importantes para o homem. Que foram instituídos com os conceitos divinos, e que muitas vezes tem sido desprezados por muitos homens. A cultura protestante, traz consigo valores e tradições que muitas vezes não são tão dinâmicas quanto a cultura “histórica”, e que essas desconstruções de alguns valores tem levado nossa sociedade para lugares de incertezas e de medo, vazio, solidão.

Portanto é nesse conflito de valores que se encontra a nossa sociedade, onde a religião tem brigado com a cultura, para tentar “valorizar” as suas tradições, vendo que essas construções históricas tem prejudicado tanto o mundo moderno. O protestantismo traz consigo, um valor transdisciplinar ao homem, que é o amor, onde sabemos que todas as sociedades vivem esse sentimento(que não é bem apenas sentimento; em outro texto talvez eu explique isso). O valor maior da cultura protestantista está na preservação desse valor, que traz um conforto ao homem nesse vazio, medo, instabilidade, sofrimentos.

Sempre defendo que o amor é a solução para uma comunidade global melhor. Sendo que essa minha idéia tem sido tão desconstruída, não necessariamente intencional, pela cultura. Onde o capitalismo tem implantado em nós relações de poder e submissão, que gera em nós uma vontade extrema de superar os outros e ser mais destacado na sociedade. Temos que realmente pensar se esse sistema capitalista nós traz grandes benefícios. TALVEZ, você pense que sim... MAS A MINHA REPLICA É ESSA, SERÁ QUE VOCÊ NÃO ESTÁ IMPLANTADO DEMAIS PARA CONSEGUIR PENSAR UM SISTEMA MELHOR???

Um comentário:

Almerson Passos disse...

E aí laser blz??!!
Gostei muito do texto!
Uma crítica construtiva... seria muito bom se voce pudesse utilizar novas palavras na contrução do seu texto, algumas ficaram repetitivas.
Fora isso, respeito sua concepção, é isso aí!!
Sucessso sempre!